sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dez regras simples para educar crianças


*Princípios são os faróis na escuridão. Eles nos ajudam a enfrentar qualquer situação porque indicam por onde devemos seguir.
*O relacionamento que você mantem com seus filhos determina como eles se comportarão e o tipo de pessoa que se tornarão.
*Crianças precisam se sentir gostadas. O amor é quase automático, mas gostar é claramente uma escolha. Amar é um dever, gostar é ter prazer. As brincadeiras são a graxa na engrenagem.
*Crianças são sempre famintas por atenção Fazendo o paralelo aos tubarões, elas são capazes de devorar uma vaca inteira em atenção de uma só vez. Tubarões famintos são desobedientes e descontrolados, e você certamente não quer um desses na sua casa. Mantenha-os bem alimentados.
*Você precisa se lembrar de alimentar o que é bom e deixar o que é ruim morrer de fome. Bons comportamentos devem receber generosas porções de atenção e elogios. O mau comportamento deve levar o mais frio dos gelos.
*Crianças precisam de cercas (colocadas pelos pais- grifo meu). Limites anunciam: "Você pode chegar até aqui, mas não pode passar deste ponto."
seja consistente. Busque a consistência absoluta se achar que deve, mas não se cobre demais se em algum dia você não atinjir seu objetivo.
*Discordâncias são naturais e fazem parte do progresso. Já o desrespeito é uma coisa totalmente diferente...
*Parar, pensar e planejar as ações. (Lembrei da essência "eu vejo você", expressão muito bem usada no filme Avatar. Outro grifo meu!)
*Quando analiso o comportamento de qualquer criança, não importa quem seja ou que esteja fazendo, sempre parto da premissa de que o comportamento é o meio que ela está usando para dizer algo que não consegue ou não quer expressar com palavras. Todo comportamento é comunicação.
*Ter filhos é convidar as forças do caos para dentro da sua vida. Programar a loucura que é educar os filhos é tão impossível quanto prever a ocorrência de tornados. Quando o vento começa a soprar, voc6e larga tudo o que está fazendo.

(Do livro "Por dentro da cabeça do seu filho", de Nigel Latta, Ed. Fundamento)

Um comentário:

  1. Oi Janina..gostei desta postagem.Tenho um filho e vi em muitas palavras e ações descritas.
    Uma coisa eu sei com certeza...filho é tudo de bom. É uma graça divina!
    Janina...já to seguindo por aqui e vou voltar outras vezes...se quiser retribuir a visita...seja muito bem-vinda.
    Um abraço de luz...Rosangela

    http://rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com/
    http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir