Psicopedagogia - Um extenso campo de atuação

No momento atual do painel educativo no nosso Brasil e no Mundo, o profissional da área da psicopedagogia tem um importante papel. Cada vez mais as empresas e diversas instituições, entre elas as escolas, vem afinando o olhar para o indivíduo e as relações que este estabelece. Questões como autoconhecimento, auto-estima, desenvolvimento, aprendizagem, motivação, desenvolvimento, respeito, empatia, harmonia, evolução do ser e outros; estão fervilhando para uma transformação em nível planetário. 
Todo esse processo, a psicopedagoga acompanha de perto, de 'Norte á Sul'. Unindo, separando, estabelecendo, comparando, agrupando, selecionando, estudando, pesquisando, orientando, possibilitando, reformulando, criando, oferecendo, respeitando a educação que traz no seu bojo o “Educar para a eternidade”.
O cotidiano das escolas (eu amo as escolas infantis) é complexo e desafiador! Podemos fazer uma analogia entre a psicopedagogia e uma ponte: ponte de saberes, prazeres, dores, crescimento! Ponte entre educadores, crianças, famílias... Entre psicóloga, fonoaudióloga, enfermeira, nutricionista... Entre prática e teoria... Entre o saber e o fazer. Saber o que se faz. Ponte de amor!! De amar o que se faz!
E de um âmbito maior passamos á um núcleo: por entre crianças, letras, desenhos, brincadeiras, músicas, mordidas, parque, conquistas, projetos, portfólios, descobertas, gelos, fraldas, livros, chorinhos e alegrias. Agendas (comunicação!), encontros e desencontros, adaptação, socialização, pais, educadores, apoio, histórias, passeios, rodas de conversas, registros, avaliações, elaborações e dicas de atividades, participação nas próprias atividades.
Como psicopedagoga, afirmo a imensa responsabilidade e a grande alegria em fazer parte da educação de crianças. Independente da ‘linha teórica de trabalho’, seja Piaget, Vygotsky, Freinet, Wallon, enfim... Há de se tentar fazer sempre o melhor para as crianças e pais. Há muito, muito tempo atrás, Pestalozzi já afirmava O AMOR como eterno fundamento da educação. Parafraseando Eduardo Galeano, ‘ajuda-me a ver o mar’, carinhosamente peço: ajuda-me a ver cada escola!

Geralmente, o professor é o primeiro a perceber os sintomas dos distúrbios de aprendizagem na criança conforme dá-se a entrada da criança na escola ou aos primeiros trabalhos direcionados de alfabetização. Também podemos detectar dificuldades através de atividades motoras como jogos e brincadeiras, antes mesmo do processo de alfabetização. Logo, procurar um psicopedagogo pode afastar desde cedo, problemas importantes de aprendizagem da vida de muitas crianças. Os pais nem sempre conseguem detectar esses sintomas com facilidade.
Hoje, pais e professores estão deparando-se muito facilmente com Problemas de Aprendizagem com suas crianças e o trabalho do psicopedagogo na prevenção e diagnóstico da dificuldade da criança ou adolescente destaca-se, exigindo um olhar diferente para o ser humano, trabalhando com nova escuta, nova observação e nova intervenção.
Nesse sentido, qualquer que seja a dificuldade do indivíduo em aprender e relacionar-se, a Psicopedagoga é a profissional indicada e é por isso que deve ser procurada.

Um comentário:

  1. A Psicopedagogia sai do âmbito escolar / familiar e vai ao núcleo íntimo pessoal. O que você é, como você está , o que se torna, sente, deseja e objetiva? Como está a energia que circunda seus chacras? A rotação destes, está equilibrada? Como esta a espiral energética de seu psicossoma? Em uma consulta psicopedagógica holistica, a redescoberta da estrada para dentro de si. Invista em você!

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