segunda-feira, 4 de abril de 2011

Programa de Trabalho para Capacitação Docente


Programa de Trabalho para Capacitação Docente - Formação em Serviço

Objetivo Geral: Criar condições para melhorar a qualidade e a eficiência no atendimento e demandas da educação infantil enquanto processo educacional através de estudos, debates e oficinas; qualificando o exercício do profissional da educação.

Plano de Trabalho:
* Definição de metas e propostas com a instituição, encontro com profissionais (corpo técnico-administrativo) para preparação e recepção da proposta.
* Diagnóstico das instituições: Observações e avaliações do funcionamento dinâmico da escola (equipe docente e demais funcionários, horários, administração, alunos, pais, proposta abordada no atendimento e desenvolvimento do trabalho realizado), proporcionando conhecer algumas dificuldades, identificá-las e propor alternativas de encaminhamentos. – Diagnóstico ludo dramatizado-
* Coordenar grupos de estudo e aperfeiçoamento com os educadores das instituições, com o objetivo de trocar experiências e desenvolver habilidades. (Características das faixas etárias, limites na escola, brincadeira/lúdico atuando na zona de desenvolvimento potencial, identidade e auto –estima, períodos de adaptação, problemas de aprendizagem, organização do espaço/tempo, projetos de trabalho enquanto planejamento, processo de alfabetização, constituição da linguagem oral e escrita, artes da/na educação infantil, musicalidade, avaliação, dinâmicas das classes creche/pré-escola, hora do parque, desenho infantil, psicomotricidade, etc).
* Propor incentivos á motivação e criatividade no exercício da profissão, executando treinamento com base na política de recursos humanos.
* Realizar curso de capacitação com temáticas relacionadas, a ser ministrado em módulos de 4 horas mensais (4 meses), podendo ser realizado em 16 horas em dois dias consecutivos; ou de acordo com horário/tempo pré-estabelecido.

Opcional:
* Possibilitar o atendimento individual aos professores, referentes á dúvidas no decorrer do processo que possam interferir no desenvolvimento do seu trabalho.
* Promover encontros e palestras para pais e responsáveis com temas de acordo (Características da faixa etária, limites, brincadeira, auto-estima, etc).
* Entrevista de anamnese e atendimento com professores e pais, para esclarecer dúvidas e questionamentos.
* Acompanhamento á(s) criança(s) durante períodos pré-estabelecidos (adaptação, readaptação, diagnóstico), constatação e eliminação de problemas que possam estar prejudicando seu desenvolvimento.
* Trabalho de estimulação no berçário e treinamento de funcionários para trabalhar com determinada faixa etária.
* Entrega de certificado de participação com apresentação de temas abordados e horas de participação.
* Orientação individual á educadores no planejamento de atividades e projetos, bem como na avaliação.
* Avaliação psicopedagógica de aluno(s), que se procederá da seguinte forma: Observação e anamnese, avaliação interativa no ambiente escolar, testes lúdicos, acompanhamento individual, diagnóstico, prognóstico, orientação com pais e professores, encaminhamentos que se fizerem necessários. (Outros profissionais)
* Elaboração, reestruturação e/ ou avaliação qualitativa do projeto político pedagógico de cada instituição, considerando os objetivos, proposta pedagógica e princípios metodológicos, constituição do currículo por áreas de trabalho, eixos norteadores, reflexões.
* Recebimento de apostila com treinamento para o decorrer dos grupos de estudos e atendimentos aos educadores. (Textos teóricos, textos para reflexão, indicação referencial (Bibliográfica, Web, filmes), e outros).

Sugestões de alternativas e possibilidades para o educador.

A brincadeira tem uma função importante assim como a organização do tempo e espaço no desenvolvimento das crianças.

O educador precisa conhecer e identificar características, habilidades, capacidades, possibilidades e limites, (fases) do desenvolvimento infantil.

Devem estar claras e precisas as finalidades educativas, bem como as intenções políticas pedagógicas que embasam as ações educacionais.

Torna-se imprescindível que o educador de crianças da primeira infância aproprie-se de instrumentos de trabalho que legitimem e qualifiquem sua prática cotidiana.

As crianças necessitam de zonas circunscritas para realizarem suas atividades, e que a atuação nestes espaços possa intervir influenciando o letramento e leiturização, motivando o processo de alfabetização.

Experimentar, tocar, cheirar, dividir, procurar, encontrar e tantos outros verbos designam a atitude de pesquisa tão necessária para fomentar o sujeito pesquisador, caracterizando o sujeito deste século.

Cantar matemática, dançar o português, escrever ciências, contar histórias. A interdisciplinaridade das áreas de conhecimento define o trabalho de estímulo às competências e habilidades que podem ser desenvolvidas quando janelas são abertas.

Jogar o lixo no lixo representa educação de luxo. Transformar é criar. Reaproveitar matérias e momentos para a educação do ser no sermos um mundo ambientalmente melhor.

O que é considerado ‘normal’ e o que difere dos padrões de normalidade? Quais os critérios definem este padrão? Como lidar com o novo e o diferente, quando mal sabemos lidar com nós mesmos?



Sugestões para Grupos de Estudos, Capacitação e
Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação Infantil



 Características biopsicossociais do desenvolvimento infantil
 Instrumentos de trabalho do educador de crianças
 Projetos de trabalho
 Registros
 Avaliação
 Organização do espaço/tempo (rotina) da instituição educativa
 O papel da brincadeira no desenvolvimento das crianças
 Letramento e leiturização no processo de alfabetização
 Desenvolvimento da linguagem oral
 Desenvolvimento da linguagem escrita
 Desenhos infantis
 Atividades pedagógicas educacionais
 Limites
 Organização do currículo por áreas do conhecimento - atribuições
 Oficinas pedagógicas
 Problemas de aprendizagem
 Distúrbios no desenvolvimento
 Educação Especial & Inclusão
 Psicomotricidade
 Formação do professor atual
 Musicalidade
 Sexualidade infantil
 Teatro e contação de histórias
 Educação ambiental na educação infantil
 Arte - educação
 Fomentação do sujeito pesquisador
 Educação na cidadania
 Família X Escola
 Tendências pedagógicas
 Inteligências múltiplas
 Noções Abordagem Reggio Emílio – o diferencial




Janina Stumm Moritz
Psicopedagoga
janinastumm@hotmail.com
(47) 99676976

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